segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Convocação Coletiva de Imprensa: Quilombolas do Amapá cobram a regularização de suas terras


Quilombolas do  Amapá cobram a regularização de suas terras

 

Lideranças quilombolas convocam uma coletiva de imprensa para expor suas demandas e amorosidade da regularização fundiária nos territórios quilombolas.

Quilombolas no Amapá, convocam a imprensa para participar de uma coletiva, no próximo dia 26 de Outubro de 2014, às 10 horas, no Rua Adilson José Pinto Pereira, 1409- São Lázaro. Na ocasião serão expostas as demandas dessas comunidades que se reuniram em torno de uma causa comum: a defesa de seus direitos territoriais. A iniciativa é continuidade de uma articulação iniciada de defender os territórios quilombolas do Estado Amapá que estão sendo vitimas de varias violação do direitos.

O grupo denuncia que seus direitos constitucionais estão ameaçados pela demora na regularização de suas terras e pelo avanço da exploração minerária, especulação imobiliária a entrada da Empresa Terra. Desde abril de 2005, o relatório de identificação da Terras das Varias comunidades quilombolas com Quilombo do Rosa está pronto aguardando a publicação pela presidência do INCRA. A mesma demora ocorre com o processo Terra Quilombola dos demais  processos já instalados no INCRA SR 21.
A expansão das atividades de especulação e crescimento urbano  ameaça as terras quilombolas de Ilha Redonda, Lagoa dos Índios, Curralinho, São José do Matapí do Porto do Céu  onde se encontram  em total ameaças de ocupação ou já ocupados e sem nenhuma manifestação de autoridades nenhuma  para impedir a violação de direito. Enquanto a titulação não é concretizada, a empresas, invasões,  contaminações  avança nos planos de expansão da área de exploração dos territórios quilombolas.
As licenças e autorizações ambientais para lavra e pesquisa têm sido concedidas pela SEMA, IMAP   prefeitura de Macapá sem que os quilombolas sejam consultados ou adequadamente informados.


Ato
Um grupo de 30 lideranças irá realizar um Ato Cultural durante o ato de tentar conversar com superintendente.

O ato integra a agenda Manifestação Nacional convocada pela Articulação dos Povos e comunidade quilombolas. A iniciativa são dos quilombolas atingidos pelos problemas ocasionado pela demora da regularização fundiária.